MOVIMENTOS SOCIAIS Apostila
Ao final deste estudo você será capaz de:
Compreender que os movimentos sociais são manifestações coletivas históricas com algumas características estruturais que permitem seu estudo e teorização.
Identificar movimentos sociais existentes em sua própria realidade.
Distinguir os elementos que conferem identidade aos movimentos sociais, bem como seus objetivos e antagonistas.
Reconhecer as transformações dessa forma de luta social de acordo com as mudanças da sociedade, diferenciando os chamados movimentos tradicionais dos novos.
Avaliar os desafios e perspectivas das lutas sociais no mundo atual.
QUESTÃO MOTIVADORA?
Qual é o papel dos movimentos sociais na transformação política e na ampliação e manutenção dos direitos e de cidadania da população?
Em março de 1979 Lula é carregado nos ombros dos metalúrugicos após decretar o fim de uma greve vitoriosa. No ano seguinte seria um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores. Ao longo dos anos, sua liderança tem sido uma poderosa força de mudança na sociedade brasileira.
1- PRIMEIRAS PALAVRAS
O que é movimento social? Em geral as pessoas consideram os movimentos sociais sob um só ponto de vista, o de suas reinvidicações. Já os estudiosos do tema levam em conta suas diversas dimensões: crenças, valores, história e diferenças externas, bem como suas ações e práticas sociopolíticas.
O tema dos movimentos sociais se entrelaça com o da cidadania. Sua história e a história dos grupos, em geral desprivilegiados, que tentaram ampliar os direitos da cidadania e o alcance dos protestos, de modo a se estenderem, do nível local até os níveis nacional até global.
Movimentos sociais, portanto, são ações coletivas com o objetivo de manter ou mudar uma situação. Em geral envolvem confronto político e tem relação de oposição ou de parceria com o Estado.
Os movimentos sociais são uma poderosa força de mudança na sociedade. Essa força pode ser exercida de “baixo”, a partir das atividades empreendidas por pessoas