117234140213
14064 palavras
57 páginas
APOSTILA TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTOORIENTAÇÕES PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM DO
ALUNO COM TRANSTORNOS GLOBAIS DO
DESENVOLVIMENTO (TGD) NA SALA DE AULA E NA ESCOLA
INTRODUÇÃO
Quem são os alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento?
O que precisamos considerar na prática pedagógica para a criança ou jovem com transtornos globais do desenvolvimento (TGD) é que o saber - fazer e o saber-agir do professor são pedagógicos e não se espera, com o texto proposto, a apropriação e o uso de saber ou de fazer clínico.
Dessa forma, as três áreas que o aluno pode apresentar variações e diferenças de manifestações - área de interação social, área da comunicação e área do comportamento, de interesses repetitivos e estereotipados - serão trabalhadas no decorrer do texto com o objetivo de dar subsídios práticos ao professor para alavancar o processo de ensino e aprendizagem do aluno na escola. Todo aluno, por maiores que sejam as variações de comportamento que apresente, não pode prescindir do trabalho escolar com os pares da mesma faixa etária na escola regular. Para o aluno TGD, os benefícios dos processos de interação humana, em sala de aula, por pautarem-se em rotinas de grupo e na realização de leituras e manejos de regras sociais trata-se do ambiente mais estimulador e desafiante para essa criança ou jovem.
Enfim, trataremos exatamente de exemplificar como a escola possibilita a promoção do desenvolvimento do aluno, podendo fomentar o bem estar e o equilíbrio emocional o mais harmonioso possível para ele próprio e, principalmente, aproximando o aluno de relações sociais significativas e constituídas de significado para ele.
INSTITUTO EDUCACIONAL NOVA CIDADANIA – AÇÃO POSITIVA www.apositiva.com.br 1
APOSTILA TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO
A criança ou jovem que mostra características do espectro autístico dizemos que apresenta uma tríade de características que foram descritos pela Drª Lorna Wing, (a tríade