Teoria da Administração
Vamos abordar neste estudo resumos sobre algumas contribuições e influências à administração para seu conhecimento e destacaremos com maior ênfase a influência da Revolução Industrial.
Influência da Igreja Católica - Através dos séculos, as normas administrativas e princípios de organização pública foram transferindo-se das instituições dos Estados para as instituições da nascente Igreja Católica e para as organizações militares.
Ao longo dos séculos, a Igreja Católica foi estruturando sua organização, sua hierarquia de autoridade, seu estado-maior (assessoria) e sua coordenação funcional. A Igreja tem uma organização hierárquica tão simples e eficiente que a sua enorme organização mundial pode operar satisfatoriamente sob o comando de uma só cabeça executiva.
De qualquer forma, a estrutura da organização eclesiástica serviu de modelo para muitas organizações que, passaram a incorporar uma infinidade de princípios e normas administrativas utilizadas na Igreja Católica.
Influência do Exército - A organização militar influencia enormemente o desenvolvimento das teorias da Administração ao longo do tempo.
13
Apostila EAD – Disciplina Teoria Geral da Administração – 2012 – Prof. Alexandre Espinosa
A organização linear, por exemplo, tem suas origens na organização militar dos exércitos da Antiguidade e da época medieval. O princípio da unidade de comando (pelo qual cada subordinado só pode ter um superior) – fundamental para a função de direção.
A escala hierárquica é tipicamente um aspecto da organização militar utilizado em outras organizações.
Outra contribuição da organização militar é o princípio da direção, através do qual todo soldado deve saber perfeitamente o que se espera dele e aquilo que ele deve fazer. Mesmo Napoleão, o general mais autocrata da história militar, nunca deu uma ordem sem explicar o seu objetivo e certificar-se de que haviam compreendido corretamente, pois estava convencido de que a