21 A Revolucao Industrial E As Revolucoes Europeias
A UA UL L AA
21
21
A Revolução Industrial e as revoluções européias O
período da Restauração na Europa foi interrompido por sucessivos movimentos revolucionários que expressaram o descontentamento de setores populares diante das tentativas de restauração do Antigo Regime.
Após o Congresso de Viena, a Europa assistiu à batalha definitiva entre absolutismo. A febre revolucionária multiplicou as revoltas o liberalismo e o absolutismo e as guerras civis, que culminaram nas revoluções de 1830 e 1848.
Esse surto revolucionário deu o golpe de misericórdia no absolutismo.
O avanço da industrialização foi responsável pela formação do proletariado urbano urbano. Os trabalhadores se organizaram para lutar por melhores condições de vida e melhores salários. Em 1848, lançaram seu primeiro grito de guerra:
“Trabalhadores de todo o mundo, uni-vos!”
A Revolução Industrial
No início do século XIX, a maioria da população européia vivia no campo.
A terra ainda era a principal fonte de riqueza. Na França, por exemplo, 60% da riqueza nacional vinha dos campos. Apesar disso, a indústria já havia iniciado seu desenvolvimento.
Vários fatores contribuíram para revolucionar a forma de produzir manufaturas: l
l
l
l
l
utilização da energia do vapor e inovações técnicas que originaram o maquinismo; ampliação das vias de comunicações, com a construção de canais e novos sistemas de pavimentação; ampliação dos mercados consumidores por causa do aumento da população e do colonialismo europeu; existência de capitais provenientes do comércio colonial, dos bancos e da agricultura; aumento da produção de matérias-primas, estimulado por novos sistemas de cultivo e mineração.
Até o século XVIII, a produção de tecidos era essencialmente artesanal.
Existiam poucas fábricas. A utilização de máquinas na grande indústria exigiu
P/ as outras apostilas de História, Acesse: http://fuvestibular.com.br/telecurso-2000/apostilas/ensino-medio/historia-geral/