INSPER - Economia - Aula 1
Introdução e Metas da Empresa
Otto Nogami
OttoN@insper.edu.br
Motivos pelos quais novos produtos ou serviços fracassam 1.
Profissionais erram ao analisar o clima do mercado. Nem sempre o sucesso do concorrente significa que você também irá lucrar. Nem sempre uma necessidade que não está sendo explorada significa um mercado grande o suficiente para manter um produto ou serviço, nem que tal mercado está pronto para consumi-lo.
2. Os produtos e serviços são oferecidos ao público alvo errado. 3. A empresa utiliza uma estratégia de posicionamento muito fraca.
4. Para reduzir custos, o produto ou serviço é oferecido com menos atributos ou benefícios do que o mercado deseja ou os vendedores falham na hora de comunicá-los.
5. A empresa erra na estratégia de preço.
6.
7.
Existe pouca publicidade ou ela é feita de maneira que os consumidores em potencial não ficam sabendo da existência do produto ou serviço.
Excesso de otimismo a respeito do novo produto/serviço cria expectativas de vendas impossíveis no mundo real.
8.
O novo produto/serviço canibaliza o restante do portfólio da empresa, causando uma queda no seu lucro. Ou seja, o novo produto ou serviço, em vez de ganhar novos mercados, atrai apenas os clientes que você já tem, que trocam suas soluções antigas pela nova. Você acaba com dois itens para gerenciar, que fazem a mesma coisa para o mesmo público.
9.
O plano de marketing é
10.
perfeito; a estratégia de vendas, um primor. Mas não há, na empresa, quem os implemente, corrija suas rotas e faça os ajustes necessários. Assim, os planos são estabelecidos pela metade ou abandonados. Seja a direção geral, marketing ou vendas, alguém decreta que o produto ou serviço morreu e nada mais pode ser feito. Assim, ele é retirado do mercado, quando simples ajustes permitiriam um ressarcimento lucrativo.
Porque novos negócios fracassam
Pesquisa ouviu 650 empresários cujos negócios naufragaram em menos de um ano.
Diagramma Investimentos