Experi Ncia Religiosa E Crescimento Pessoal
Thais de Assis Antunes Baungart[*] [taantunes@uol.com.br]
Mauro Martins Amatuzzi[**] [amatuzzi2m@yahoo.com.br]
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi entender em que sentido a experiência religiosa de católicos pode estar relacionada com o crescimento pessoal. Foram realizadas entrevistas não diretivas ativas com quatro pessoas praticantes da religião católica. Os participantes tinham mais de 18 anos e foram indicados por líderes religiosos. As entrevistas foram analisadas qualitativamente dentro de um enfoque fenomenológico. A experiência religiosa dos participantes mostrou-se relacionada com o crescimento pessoal num sentido de mudanças subjetivas. Tais mudanças trouxeram como conseqüência alterações nos comportamentos dos entrevistados, tais como: maior tolerância nos relacionamentos interpessoais, inserção em grupos sociais, autoconhecimento e empatia. Segundo os depoimentos, essas mudanças subjetivas proporcionaram uma melhora na qualidade de vida dos participantes.
Palavras-chave: experiência religiosa; desenvolvimento psicológico; fenomenologia.
1. Introdução
Esta pesquisa é parte da dissertação de mestrado da autora que trabalhou na área da Psicologia da Religião com o objetivo de analisar, fenomenologicamente, a experiência religiosa de católicos em sua relação com o crescimento pessoal através de depoimentos colhidos em entrevistas. Para este estudo, crescimento pessoal está sendo entendido como desenvolvimento psicológico pessoal.
Benkö (1981:14), em seus estudos, afirma que “Deus não é objeto de investigação estritamente científica, porém, toda vivência religiosa envolve um ser humano e, como experiência humana, pode ser objeto de investigação científica”. Partindo de tal afirmação como pressuposto, a autora teve como foco de suas análises a experiência humana num contexto específico de uma prática religiosa e, para esse estudo, foi escolhida a prática religiosa católica romana.