Manual de Identidade Clipper
Responsáveis pelo Projeto:
Alan Meirelles
Bruno Serrano
Luiz Paulo Mendonça
Thales Fiorin
Wendell Lavor
Orientadora:
Ana Mansur
ÍNDICE
Conceituação
4
Versão Principal
5
Cores institucionais
6
Modulação
7
Assinaturas
8
Assinaturas com ramo de atividade
9
Redução Máxima
10
Limite de Segurança
10
Escala de cinza
11
Versão à traço
11
Positivo / Negativo
11
Tipografia Institucional
12
Usos Vedados
13
Padronagem
14
Elementos Visuais
15
Tipologia Fotográfica
16
4
MANUAL DE NORMAS PARA USO DA MARCA CLIPPER
CONCEITUAÇÃO
O manual de normas para uso da marca Clipper foi desenvolvido após cuidadosa pesquisa. O objetivo foi estabelecer normas para que a imagem da empresa sempre se revele consistente diante de seus públicos reais e potenciais (clientes, funcionários, fornecedores, comunidade).
A plataforma de marca é a síntese de todas as informações levantadas e discutidas sobre a empresa, o resultado desta etapa do projeto foram quatro palavras conceito que dão início ao posicionamento da marca Clipper no mercado. São esses valores que sustentam o que a marca vive, promete e acredita. Estes serão os pilares que manterão a marca Clipper coerente, e em breve, facilmente identificável por seus clientes.
Integração, Celebração, Movimento, Eutrofia*
Uma vez que esses conceitos são os pilares da empresa, tomou-se como ponto de partida formas geométricas que remetessem à uma pessoa servindo e outra pessoa comemorando. Assim, o símbolo sofreu uma progressiva transformação e terminou por incorporar um terceiro significado que remete à uma pessoa se alimentando “como um rei”.
Ao mesmo tempo, a idéia de ver num elemento a possibilidade de criar outro, vai de encontro ao conceito da marca no que diz respeito à Eutrofia, porque
“cozinhar é transformar o alimento em sustento”.
O resultado foi um conjunto de associações abstratas que caracterizam os aspectos ou dimensões mais importantes da marca, com o objetivo de