SOFTWARES/LINGUAGENS
X - SOFTWARES/LINGUAGENS
O software é um conjunto de instruções que, colocadas numa seqüência lógica, informa ao computador o que deve ser feito. Dessa forma, o software é utilizado para gerir o funcionamento do computador e ampliar sua potencialidade, para que possamos ter a solução de um problema. Podemos dividir o software em três grupos: software básico, software utilitário e software aplicativo.
SOFTWARE BÁSICO
É um conjunto de programas que define o padrão de comportamento do equipamento, tornando-o utilizável, ou seja, são os programas usados para permitir o funcionamento do hardware. O Software básico é orientado para a máquina e torna possível a operação e a própria programação do computador.
Sistema Operacional - São os programas que gerenciam todos os sistemas internos da máquina, supervisionando o funcionamento de todo o sistema e administrando os recursos e facilidades do computador. São as funções básicas que o computador realiza, tais como conhecer os seus periféricos, realizar tarefas inerentes a ele, como copiar, apagar, mover, renomear arquivos, etc. Exemplos: MSDOS, OS/2, WINDOWS 9x, WINDOWS XP, WINDOWS 2000/2003, UNIX, XENIX e
ECO-UNIX, LINUX, etc.
Tradutores - São programas responsáveis pela tradução da língua conhecida pelo homem para a linguagem conhecida pelo computador (código binário ou linguagem de máquina). Esses programas transformam programas escritos em linguagem de alto nível (programa fonte) em linguagem de máquina (programa objeto). Compilador - Programa que traduz as instruções escritas em uma linguagem de programação legível como o Pascal, C ou Delphi e transforma em um programa
24
executável que o computador consegue entender e processar diretamente. O compilador transforma um programa fonte em programa objeto e somente depois de gerado integralmente é que será executado.
Interpretador - É o tradutor de uma linguagem de programação de alto nível, que converte as instruções para a