Globalização
Embora vários estudiosos situem a origem da globalização em tempos modernos, outros traçam a sua história muito antes da era das descobertas e viagens ao Novo Mundo pelos europeu. Alguns até mesmo traçam as origens ao terceiro milênio AC.4 5 No final do século XIX e início do século XX, a conexão das economias e culturas do mundo cresceu muito rapidamente.
O termo globalização tem estado em uso crescente desde meados da década de 1980 e, especialmente, a partir de meados da década de 1990.6 Em 2000, o Fundo Monetário Internacional (FMI) identificou quatro aspectos básicos da globalização: comércio e transações financeiras, movimentos de capital e deinvestimento, migração e movimento de pessoas e a disseminação de conhecimento.7 Além disso, os desafios ambientais, como a mudança climática,poluição do ar e excesso de pesca do oceano estão ligadas à globalização.8
A globalização é um fenômeno capitalista e complexo que iniciou sua expansão na era dos descobrimentos e se desenvolveu rapidamente a partir daRevolução Industrial. Mas o seu conteúdo passou despercebido por muito tempo, e hoje muitos economistas analisam a globalização como resultado do pósSegunda Guerra Mundial, ou como resultado da Revolução Tecnológica.
Sua origem pode ser traçada do antes do período mercantilista, iniciado este aproximadamente no século XV e durando até século XVIII, com a queda dos custos de transporte marítimo, e aumento da complexidade das relações políticas europeias durante o período. Este período viu grande aumento no fluxo de força de trabalho entre os países e continentes, particularmente nas novas colônias europeias.
Já em meio à Segunda Guerra Mundial surgiu, em 1941, um dos primeiros sintomas da globalização