Expatriação
CURSO DE MBA PÓS-GRADUAÇÃO
OS DESAFIOS DO PROCESSO DE EXPATRIAÇÃO NO CENÁRIO SINO-BRASILEIRO: O CASO DA WEG S.A NA CHINA
SÃO PAULO
2014
Sumário
1. Introdução 3
2. WEG Equipamentos Elétricos S.A 3
3. A internacionalização da WEG para a China 3
4. O processo de expatriação da WEG na China 4
5. Discussão do Caso 5
6. Conclusão 6
7. Bibliografia 6
1. Introdução
O presente estudo de caso, tem como objetivo analisar o processo de expatriação da WEG Equipamentos Elétricos S.A a China. Empresas recentemente no Brasil tem o movimento de internacionalização de empresas como a WEG. O estudo possui o objetivo de observação como foi o processo de expatriação da WEG na China. Dados secundários, com objetivo de caracterização da empresa, seu histórico de internacionalização e a decisão do modo de entrada na China.
2. WEG Equipamentos Elétricos S.A
Conforme movimento de internacionalização para a China, empresas multinacionais do brasil, como a WEG Equipamentos Elétricos S.A, realizaram Investimentos Diretos no Exterior, buscando almejar o mercado chinês. Cabe ressalta que no caso da WEG, essa inserção ocorreu através da aquisição da empresa chinesa Nantong Electric Motor Manufacturing.
Que utilizam como estratégia o envio de funcionários para as filiais estrangeiras. Essa estratégia passa a compreender o processo de expatriação, que acontece quando um colaborador assume um cargo pela empresa em um país estrangeiro por um período de um ou dois anos (CALIGIURI, 2000).
Este tipo de papel da expatriação no sucesso da internacionalização de empresas pode ser insubstituível para a expansão e o desenvolvimento da empresas. Cabe ressaltar que a escolha da organização teve como base o seu reconhecimento como uma das empresas mais internacionalizadas do Brasil, com ranking da Forbes Global 2000. Este tipo de escolha teve como elaboração a base de indicadores de