Colete seu Ouro!
Ao final da reapresentação do videotape de Arielle, Faustão comentou: "Olha lá, a Arielle com cabelo vassoura de bruxa". No vídeo, a bailarina surgia com uma cabeleira black power vermelha.
O comentário levou internautas a chamarem Fausto Silva de preconceituoso e racista. Alguns ativistas pedem que o apresentador se retrate.
Para a Globo, Fausto Silva não teve a intenção de "diminuir ou ofender" a baliarina. "O apresentador sempre foi conhecido pelo seu bom humor e sua irreverência. Durante todos esses anos, seu programa ajudou a divulgar campanhas e ações pautadas na ética, na promoção e no respeito à diversidade. E sempre repudiou qualquer ato de racismo ou discriminação", disse a emissora em nota ao Notícias da TV. Fausto Silva optou por não comentar.
Repercussão
Página no Facebook de adeptos do cabelo black power, a comunidade virtual Cacheando em Salvador fez um veemente protesto, dizendo que Fausto Silva "destilou racismo": "Não aceitamos mais que nos sejam impostos os padrões eurocêntricos de beleza! Não iremos tolerar que racismo seja reproduzido em nenhum ambiente da grande mídia. Não aceitaremos mais que nos "eduquem" para sermos racistas!".
Já a publicação Ofensiva Negritude, voltada para discussões e ações antirracistas, afirmou que "o caso é grave". "Não só por se tratar do 'black power', mas vai além, o tom pejorativo da