Processo de expatriação
Recursos Humanos (GIRH): Fatores que influenciam a performance dos expatriados.
João Pedro Pinho Brandão
Dissertação de Mestrado de Economia e Gestão Internacional em Gestão Internacional de Recursos Humanos
Orientação:
Professora Doutora Maria da Conceição Pereira Ramos
Julho de 2012
Nota Biográfica
João Pedro Pinho Brandão, nascido a 24 de Dezembro de 1982 em Arouca, efetuou todo o seu percurso pré-universitário em Arouca – distrito de Aveiro.
Em 2000 ingressou na Faculdade de Economia do Porto onde se licenciou em
Economia no ano letivo de 2005/06.
Em Novembro de 2005, ainda no decurso da licenciatura, efectuou estágio de seis meses na Sonae Sierra no Departamento de Auditoria Interna. Posteriormente, efetuou estágio profissional com duração de nove meses na Lactogal, S.A. ligado à implementação do software - ERP (“Enterprise Resources Planning”) SAP.
Findo este período, entrou para os quadros de uma empresa privada do setor da construção e obras públicas onde desenvolveu actividade durante aproximadamente dois anos e meio. Desempenhou funções em diferentes áreas da empresa, desde a área financeira, passando pela auditoria, controlo de gestão e gestão de projectos internacionais.
Desde Agosto de 2009 desempenha funções na área de Mercados de Expansão do
Grupo AutoSueco, coordenando e acompanhando projetos levados a cabo em diversas áreas geográficas, tais como: Cuba, Brasil, Quénia, Tanzânia, Namíbia, Botswana e África do Sul.
Quatro anos depois de ter deixado a Faculdade de Economia do Porto, nela reingressou para a frequência do Mestrado em Economia e Gestão Internacional que se conclui com a elaboração desta dissertação. Este Mestrado surgiu como uma oportunidade para aprofundar os conhecimentos dentro da área internacional onde está inserido.
João Pedro Pinho Brandão, MEGI (Mestrado em Economia e Gestão Internacional) – Faculdade de Economia do Porto
i