Expansão marítima europeia
Para entender a chegada dos portugueses ao Brasil nos reportamos ao começo do século XV na Europa, onde toda alimentação se deteriorava rapidamente e os alimentos estragados ocasionavam muitas doenças. Aos poucos os europeus, que não conheciam os conservantes naturais, como as especiarias do Oriente, passaram a utilizá-las. Essas especiarias eram a pimenta, canela, a mostarda, e a nóz - moscada. O controle deste comércio lucrativo era todo feito pelos italianos, até o final do século XV que compravam diretamente de fontes orientais pelo Mar Mediterrâneo, que era dominado pelos turcos.Os portugueses pioneiros nas navegações marítimas no oceano Atlântico, se aventuravam em novas rotas marítimas que os levassem ao Oriente, lugares que pudessem explorar riquezas e expandir o mercado para seus produtos. Os Espanhóis também fizeram o mesmo que os portugueses, em 1492 traçaram uma nova rota só que para o Ocidente e chegaram em uma ilha de um continente desconhecido pelos Europeus, chamado de “América”. Em 1498, Vasco de Gama conseguiu com sua pequena frota de navios chegar a Calicute, na Índia, e dar início ao comércio Português das especiarias.
Em 1494, Portugueses e Espanhóis, assinaram o “Tratado de Tordesilhas” que dividiam as terras descobertas e futuras descobertas pelos dois países. Uma linha imaginaria traçada a 370 léguas a oeste das Ilhas de Cabo Verde, sendo que a leste pertencia a Portugal e a oeste pertencia à Espanha.
Em 1500, o Brasil foi descoberto por acaso, pois uma grande expedição portuguesa rumo as Índias, desviou muito da rota original quando navegavam pelas costas da África, e encontraram novas terras a oeste. O grande interesse dos Portugueses era em especiarias, mas no Brasil extraíam o pau-brasil da mata litorânea e criam feitorias ao longo do litoral com uma relação com os índios baseada em trocas