Existência de deus - texto argumentativo
Argumentos contra e a favor da existência de deus têm sido propostos por filósofos, teólogos, cientistas e outros pensadores ao longo da história. Os que acreditam na existência de uma ou mais divindades são chamados de teístas, os que rejeitam a existência de deuses são chamados ateístas. Existem diferentes definições para Deus, mas geralmente trata-se de um ser sobrenatural que explica a existência do Universo e do mundo como ele é, sendo ele a explicação para as leis da física e elementos da Natureza.
O mundo exige uma causa de si, que se chama Deus. Não há efeito sem causa. Todo o ser que começa a existir tem uma causa. O universo tem um grau de complexidade superior a qualquer obra humana conhecida. Logo não se pode admitir que tenha aparecido sem que um Ser lhe tenha dado a existência. Assim como a existência de um edifício pressupõe a existência de um engenheiro, ou a de um quadro a do pintor. Esse Ser chama-se Deus.
Mas pelo contrário para se afirmar que algo existe, deve ser provado. Se não é provado, nunca existirá. Assim, há grandes chances de não existir. Por exemplo: Alguém afirma que fadas existem, mesmo que ninguém possa provar que elas não existem, elas não passam a existir simplesmente porque não se pode provar sua inexistência. Até o momento, ninguém provou a existência de qualquer deus ou deuses.
Antes de tudo, antes do nada o que havia? Há organização no Universo ou é um caos? Se houve o Big Bang o que teria motivado a explosão? Como viemos parar aqui? Porque estamos aqui? Para onde vamos? Qual é o sentido da vida? O que o homem não criou foi criado ou planejado por alguém ou alguma força? Estas poucas perguntas precisam de respostas convincentes, de provas científicas mas, uma coisa é certa, onde termina a capacidade humana de explicar, começa o mistério da existência de Deus.
Ricardo Alves Pires Nº 14 12º