Introducão a Filosofia
1) Levando em consideração o texto “Metafísica A” de Aristóteles
2)
3) explique: O que é metafísica? Qual o seu objeto? Qual é o seu objetivo? Qual seu método?
Aristóteles considera a metafísica como ciência da sabedoria, parte da filosofia responsável por estudar a essência do mundo e as realidades que estão além das realidades físicas ,ou seja, aquelas que são experimentadas a partir dos sentidos de forma fácil e imediata. Ela é chamada de razão produtora, responsável por produzir o conhecimento.Seu conceito é extremamente complexo e tem quatro definições: A ciência que investiga a substância supra-sensível, a ciência que indaga causas e princípios, a ciência que indaga o ser enquanto ser e a ciência que investiga a substância.
Seus objeto de centrais são questionar as causas e os princípios primeiros, indagar o ser enquanto ser, investigar a substância e investigar a substância supra sensível. Em síntese, seu papel é questionar o que está além do mundo físico, como demonstra a etimologia da palavra que pode ser traduzida como “Meta” = Além e “físico” = mundo físico.
Sua busca está voltada a explicar a essência dos seres e as razões de estarmos no mundo, assim como as relações e interações dos seres humanos com o Universo.
O seu método parte do pensamento não superficial e livre de dogmas, buscando a verdade e partindo de algo conhecido para possibilitar o entendimento.
4) A partir da República de Platão disserte sobre o que é justiça abordando a relação entre as partes da alma e a organização da cidade.
Preocupado com o cuidado da polis, Platão defendia a idéia da justiça como uma inter-relação entre indivíduos preocupados com o bem estar um do outro, uma forma de solidariedade social.Dessa forma, o governo da polis caberia a cidadãos que se encaixassem no perfil do home justo: aquele preocupado com o bem estar do outro e responsavel no seu ofício.
Platão afimava que homem era dotado de corpo, passível de mudanças e