Filosofia Introdução
A palavra filosofia é de origem grega e significa amor à sabedoria. Ela surge desde o momento em que o homem começou a refletir sobre o funcionamento da vida e do universo, buscando uma solução para as grandes questões da existência humana. A partir desse conceito e do que foi aprendido até o momento sobre Filosofia, segui breve resumo do que entendo por Filosofia a partir da leitura do livro O que é Filosofia.
No leitura do livro O que é Filosofia de Caio Prado Jr. pude entender que há uma buscar pelo conceito de “Filosofia” , e que cada autor tem sua expressão e suas diferentes visões sobre esse assunto, que na maioria das vezes muito mais ilustrativa é a consulta aos textos filosóficos ou qualquer análise do desenvolvimento histórico do assunto. A Filosofia faz perguntas , sugere questões, problemas que despertam a curiosidade do homem, fazendo com que este reflita a respeito de respostas. Nos textos filosóficos podemos observar essa busca por respostas muitas vezes sem grande importância.
A Filosofia e a Literatura compartilham de um mesmo terreno no qual a classificação e a designação de ambas podem ser confundidas por possuírem afinidades e por levarem emoções e estímulos, duvidas e indagações, expressões e estado de espirito. Entretanto apesar de todas as afinidades não podemos confundi-las totalmente pois o que a Filosofia compartilha com a Literatura não é toda a Filosofia..
Os interesses e aspirações humanas são objeto da especulação filosófica que deve ser encontrado a partir das considerações e exames do próprio conteúdo e desenvolvimento do que se tem por pesquisa filosófica. Esse objeto de especulação filosófica trará resultados fecundos para dar direção as indagações filosóficas.
A filosofia se distingui da Ciência pelo objeto, matéria ou assunto de que se ocupa, enquanto a Ciência usa de métodos específicos buscando a exatidão e explicações profundas para tratar dos assuntos, a Ciência e