politica
Nacimento e morte: Aléxis Charles Henri Clerel de Toquecville nasceu em Paris em 1805 e morreu em 1859.
Origem:Conde aléxis charles Henri maurice Cléret de Tocqueville,consederado por alguns o pioneiro da ciência política no dec.XIX,por ser o primeiro escritor a se ultilizar de bases empíricas na analíse do sistema politico.
Principais obras: As sobras mais impotantes são: Democracia na América, publicada em 1834 e O Antigo Regime e a Revolução, publicada em 1856.Em a Democracia na América, ao tratar da fundação das colônias inglesas no continente americano, Tocqueville pôde mostrar como e por que razões o Estado e o poder político fora criado pelos anglo-americanos que ali se instalaram a partir de inícios do século XVII.
Principais teorias: Tocqueville construiu o conceito de democracia destacando a liberdade e a igualdade como suas características básicas.Politicamente foi um liberal moderado. Nunca alinhou em aventuras revolucionárias nem se deixou seduzir pelas atitudes reaccionárias dos ultras do seu tempo.
Contexto historico, podemos designá-lo por politólogo, pois analisa a política nas suas diversas vertentes: filosófica, jurídica, histórica e sociológica.É um defensor da democracia liberal, da igualdade e do respeito pelos direitos individuais. Por meio do método “tipo ideal”, procura demonstrar como e por que o Estado americano surgiu e quais fatores e processos condicionam a participação política dos cidadãos americanos, os demais autores partem de princípios gerais abstratamente construídos para demonstrar como o Estado e a participação política devam ser.
Influência teorica: O método de análise utilizado por Tocqueville em seus estudos – tanto sobre a vida política dos americanos como a vida política dos franceses – tem as suas peculiaridades em relação aos métodos utilizados por – Platão e Aristóteles – e pelos Modernos – Hobbes e Rousseau. Enquanto esses pensadores