Ensaio filosofico
Um ensaio filosófico é um texto argumentativo em que se defende uma posição sobre um determinado problema filosófico. Uma vez que a melhor maneira de formular um problema é fazer uma pergunta, o objetivo de um ensaio filosófico é responder a uma pergunta e defender essa resposta, oferecendo argumentos e refutando as objeções.
2. O que se espera que um estudante mostre ao escrever um ensaio? Um ensaio deve mostrar que o seu autor sabe relacionar o problema comas teorias e argumentos em causa. É por isso que um ensaio deve ter a forma de resposta a uma pergunta. A essa pergunta há-de ser possível responder com um «sim» ou com um «não», procurando o estudante, em seguida, avaliar criticamente os principais argumentos em confronto, de modo a tomar uma posição pessoal na disputa.
Num ensaio, o estudante não pode limitar-se a dar a sua opinião. Tem também de avançar com argumentos e de responder aos argumentos contrários. Caso não lhe pareça possível defender uma das partes, deverá dizer, ainda assim, porquê.
3. Como escolher o título do ensaio?
A melhor maneira de intitular o ensaio é apresentar o mais claramente possível o problema que se vai tratar. E a melhor maneira de o fazer é colocar uma pergunta.
Exemplos de títulos de ensaios podem ser:
«Será que os animais têm direitos?»
«É a existência do mal compatível com a existência de Deus?»
«Terá a lógica lugar na filosofia?»
«Deveremos avaliar uma ação unicamente em função das suas consequências?»
«Será que todas as obras de arte expressam sentimentos?»
Títulos como:
«Os direitos dos animais»
«Deus e o mal»
«A lógica filosófica»
«O consequencialismo»
«A arte e a expressão de sentimentos»
embora possam ser adequados em ensaios mais longos e abrangentes, devem aqui ser evitados, pois não parecem obrigar os seus autores a tomar posição nem a ser críticos e argumentativos.
Artur Polónio, Como Escrever um Ensaio Filosófico. (Os sublinhados são nossos).