Ensaio filosófico
TEMA: CLONAGEM
Questão Problema: Será eticamente correta a crição de seres como suporte de material genético para que o ser humano possa viver melhor e durante mais tempo?
Introdução:
O ser humano é único e dotado de uma complexidade extraordinária. É o único ser que é racional, tem a capacidade de pensar, interrogar e procurar respostas para as suas dúvidas.
Possuir um cerebro dotado de pensamento, capacidade de caminhar verticalmente são resultados de 3 biliões de anos de evolução. Somos perfeitos em todos os aspetos menos em um. Como em todas as máquinas, o nosso organismo pára, a menos que conseguissemos arranjar “peças” novas para substituir as estragadas.
Esta regeneração do corpo humano é a meta principal da ciência moderna e isso pode ser elaborado pela clonagem. O ser humano poderá viver melhor, durante mais tempo e manter a sua aparência jovem. Mas surge o problema “será correto criar um novo ser e matá-lo para garantir a sobrevivência de um indivíduo?”.
Desenvolvimento:
Como clonagem entende-se a criação artificial de reprodução de indivíduos ou populaçoes através da multiplicação vegetativa ou assexuada de um indivíduo. Os clones são geneticamente iguais ao indivíduo de onde as células foram retiradas.
Na minha opinião é errado criar um novo ser com o objetivo de nos prolongar ou facilitar a vida. Como todos os seres vivos acho que cada ser humano tem um período para viver, e que apesar de todos querermos evitar a morte devemos deixa-la seguir o seu caminho naturalmente, uma vez que esta faz parte do nosso processo evolutivo. Penso também que submeter os seres humanos à clonagem não era só assumir um risco desconhecido (uma vez que ainda só existem experiencias em animais em que os clones morrem de forma prematura, a sua deformação e inadaptação) era prejudicar as pessoas conscientemente.
Argumentos a Favor:
->Um dos argumentos a favor da clonagem diz respeito ao tratamento de doenças, muitas vidas poderiam ser