Exericio Pos
1 – Quais são os quatro princípios fundamentais do Processo Unificado?
Dirigido por casos de uso – o desenvolvimento é planejado e organizado sobre uma lista de casos de uso.
Centrado na arquitetura – o processo de desenvolvimento leva a construção de uma arquitetura de sistema que permite a implementação dos requisitos. Esta arquitetura é baseada na identificação de uma estrutura que é iterativamente construída a partir de um modelo conceitual.
Iterativo e incremental – o desenvolvimento é dividido em iterações ou ciclos de desenvolvimento. A cada iteração, novas características são adicionadas à arquitetura do sistema, ou corrigidas/refinadas, deixando-a mais completa e mais parecida com a forma final do sistema desejado.
Orientado a riscos – os elementos de maior risco para um projeto são tratados o mais cedo possível. Por exemplo, casos de uso críticos são identificados, detalhados e implementados antes dos demais.
2 – Qual é o objetivo de cada uma das fases do Processo Unificado?
Concepção – nessa fase, os principais requisitos são descobertos e a extensão do sistema é compreendida. A saída desta fase, usualmente, consiste de um modelo conceitual preliminar; um documento de requisitos geralmente na forma de uma lista de casos de uso de alto nível e especificações suplementares; e um cronograma de desenvolvimento baseado em uma lista de casos de uso.
Elaboração – inclui uma análise de requisitos mais detalhada, a qual é realizada por meio da expansão dos casos de uso, isto é, escrevendo uma sequencia de passos que caracterizam cada um dos fluxos possíveis. O modelo conceitual é refinado após cada caso de uso ser expandido.
Construção – é realizada a maior parte das atividades de produção de código e teste. Espera-se que a fase de Elaboração produza uma arquitetura suficientemente estável, de forma que sua refatoração seja minimizada durante a Construção.
Transição – consiste nos testes finais e na entrega do sistema aos seus usuários, incluindo