APOSTILA EMPREENDEDORISMO
2117 palavras
9 páginas
Aula 1: Conceitos e origens de empreendedorismoNesta aula será compreendido como as teorias de administração evoluíram até os dias de hoje e como o empreender deve gerar riqueza (empregos, idéias, conhecimento) para a sociedade. As novas concepções de capitalismo em que o foco não é a sobrevivência do maior e mais rico e sim da difusão do conhecimento Noções de Capitalismo tradicional a relação entre a tecnologia, o saber e o próprio capital. O Capitalismo Cognitivo e as novas relações entre saberes (a fabricação dos desejos e das crenças). Como empreender a si mesmo.
Ao final desta aula, você será capaz de:
1- Identificar os conceitos básicos de empreendedorismo;
2- Entender os princípios da administração, gestão e marketing;
3- Aprender novos conceitos, como o de trabalho imaterial.
CONCEITO DE EMPREENDEDORISMO:
À primeira vista, esse campo do conhecimento traduz uma excepcional diversidade conceitual. Mas o conceito moderno gira em torno do conhecimento e da informação.
Lembro uma entrevista de uma famosa primeira-dama americana que, questionada sobre se ainda fazia sexo com o marido, respondeu: “Sexo é uma coisa pequena, o que me interessa são informações e conhecimento”.
Aqui cabe levantar as diferenças conceituais de Informação e Conhecimento.
Informação: São um ou mais fatos conhecidos ou que nos rodeiam, que podem ser organizados por meio de sinais e símbolos. Vivemos cercados de informações, que podem ou não virar conhecimento.
Conhecimento: É a explicação/elucidação da realidade e decorre de um esforço de investigação para descobrir aquilo que está oculto, que não está compreendido em seu modo de ser é que um objeto pode ser considerado conhecido.
Adquirir conhecimentos não é compreender a realidade retendo informações, mas utilizando-se destas para desvendar o novo e avançar, porque, quanto mais competente for o entendimento do mundo, mais satisfatória será a ação do sujeito que a detém. ( Lukesi, 1996)
Na realidade, os pesquisadores do