Exercícios química
DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS
| | |
DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS
Você já parou para pensar por que algumas substâncias são mais pesadas do que outras? Por que um copo de vidro é mais pesado do que um copo de plástico? Será que é devido ao material do qual ele é feito?
Certos materiais têm algumas propriedades que os tornam mais pesados ou mais leves, independentes da quantidade de substância que constitui o corpo; essas propriedades são chamadas de intensivas. Vários são os exemplos de propriedades intensivas: pressão, temperatura, viscosidade, resistividade elétrica, ponto de fusão, ponto de ebulição e densidade.
Neste relatório vamos estudar sobre uma propriedade específica: a densidade.
A densidade é uma propriedade da matéria que relaciona massa e volume. Em outras palavras, ela define a quantidade de massa de uma substância contida por unidade de volume. É mais comumente expressa em unidades de gramas por centímetro cúbico (g/cm3) ou gramas por mililitro (g/ml).
A densidade absoluta é uma propriedade específica, isto é, cada substância pura tem uma densidade própria, que a identifica e a diferencia das outras substâncias.
Para caracterizarmos uma substância por meio de sua densidade, realizamos o seguinte cálculo: Densidade = massa / volume.
1) INTRODUÇÃO
Neste relatório, é apresentado um trabalho experimental simples que têm o objetivo de determinar a densidade de sólidos e líquidos e relacionar com as propriedades específicas das substâncias em questão. A substância básica utilizada para determinar a densidade tanto dos sólidos quanto dos líquidos é água e o equipamento utilizado para encontrar o peso dos sólidos é a balança analítica. O princípio fundamental da densidade é o princípio de Arquimedes: “A perda de peso de um corpo imerso é igual ao peso da água que ele deslocou.