Exercícios Física II
Nome do Aluno:
Matricula N°:
Disciplina:
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II
Duração Máxima:
Consultas Permitidas:
NENHUM TIPO
Data:
01. Nos vértices de um triângulo equilátero de altura 45cm, estão fixas as cargas puntiformes QA, QB e QC, conforme a ilustração a seguir. As cargas QB e QC são idênticas e valem -2,0μC cada uma. Em um dado instante, foi abandonada do repouso, no baricentro desse triângulo, uma partícula de massa 1,0g, eletrizada com a carga Q=+1,0μC e, nesse instante, a mesma sofreu uma aceleração de módulo 5,0.10m/s, segundo a direção da altura h1, no sentido de A para M. Qual o valor nesse caso, da carga fixada no vértice A?
02. Duas cargas positivas q1 = q2 = 10 nC estão sobre o eixo dos “x”, uma delas na origem e a outra em x – 2 cm. Use k0 = 9 . 109 N . m2 / C2.
a) Achar o campo elétrico em x = - 2 c
b) Achar o campo elétrico x = 4 cm
c) Achar o ponto em que o campo elétrico é nulo.
03. As cargas puntiformes q1 = 20 x 10-6 C e q2 = 64 mC estão fixas no vácuo (k0 = 9 x 109 N m2/C2), respectivamente nos pontos A e B. q1 P q2
A B
a) Qual o campo elétrico resultante no ponto P?
b) Qual seria a nova distância para que o campo elétrico resultante fosse nulo?
04. Uma partícula de massa 1,0 105 kg e carga elétrica 2,0 mC fica em equilíbrio quando colocada em certa região de um campo elétrico. Adotando-se g 10 m/s2, qual o campo elétrico naquela região, em V/m?
05. Dois pequenos corpos, A e B, distantes 1,00 cm um do outro, interagem entre si com uma força eletrostática de intensidade F1. A carga elétrica qA deve-se a um excesso de nA prótons em relação ao número de elétrons do corpo, e a carga qB resulta de um excesso de nB elétrons em relação ao número de prótons do corpo. Num processo eletrostático, o corpo B perde 2 nB elétrons, o corpo A mantém sua carga elétrica inalterada e a distância entre eles também é mantida. Qual a nova