trabalho combate incendio
PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO
Cuiabá
2014
Ana Valdirene Batista Galdino
Cláudia Antônia dos Santos
Franciele Moreira Lima
Trabalho apresentado para a disciplina de legislação a fim de obtenção de nota.I Módulo de técnico em segurança do trabalho.
Professora orientadora: Hérica Trizzino.
Cuiabá
2014
SUMARIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 TEORIA DO FOGO 4
3 MÉTODOS DE EXTINÇÃO DE INCÊNDIO 8
4 AGENTES EXTINTORES 10
5 HIDRANTE 14
6 CHUVEIROS AUTOMÁTICOS - SPRINKLERS 16
7 EQUIPAMENTOS DE DETECÇÃO, ALARME E COMUNICAÇÃO 18
8 CONCLUSÃO 22
9 REFERÊNCIAS 22
PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO
1 INTRODUÇÃO
Para uma perfeita prevenção, é necessário conhecer os aspectos fundamentais da proteção contra incêndio. A prevenção contra incêndio busca evitar que ocorra o fogo, utilizando certas medidas básicas, as quais envolvem a necessidade se conhecerem itens como: características do fogo, propriedades de riscos dos matérias, causas de incêndio e estudo dos combustíveis. Quando apesar de prevenção, ocorre um principio de incêndio, para que sejam minimizadas as consequências. A fim de haver um combate eficiente, deve-se ainda: conhecer os agentes extintores, saber utilizar os equipamentos de combate a incêndio e saber avaliar as características do incêndio, o que determinará a melhor atitude a ser tomada.
A Norma Regulamentadora NR-23, proteção contra incêndios, estabelece:
23.1 Disposições gerais.
23.1.1 Todas as empresas deverão possuir a- proteção contra em incêndio b- saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em serviço em caso de incêndio; c- equipamento suficiente para combater o fogo no início; d- pessoas adestradas no uso correto destes equipamentos.
2 TEORIA DO FOGO
O fogo é a consequência de uma reação química denominada combustão, que ocorre na medida em que atuem combustível, calor, oxigênio e reação em cadeia. Conceitua-se incêndio como a presença de fogo em