Trabalho De Combate A Incendio
-Definição:
Reação química que depende luz e calor, também conhecido como combustão.
Os elementos do fogo são: combustível, oxigênio e calor que reagem entre si dando continuidade a combustão da reação em cadeia.
Combustivel
Material ou substância que possui a propriedade de queimar.
Apresentam-se em 3 estados :sólido, líquido e gasoso.
Oxigênio
É oxigênio (comburente) em proporções adequadas (+ de 15%), combina com o material combustível, dando inicio ao fogo.
Calor
Elemento que proporciona a reação entre o combustível e o comburente. Há caso que ocorrem combustão espontânea. O calor pode ser obtido pela transformação das energias mecânica, química e elétrica.
Reação em cadeia
Quando o combustível, o oxigênio e o calor atingem condições favoráveis, misturando-se em proporções ideais, acontece uma reação química em cadeia e, então, surge o fogo.
Calor
*Pela transformação da Energia Mecânica
-atrito
-choque
-compressão
*Pela transformação da Energia Química
O calor é produzido por efeito da combinação entre certos corpos. Se dessa combinação resultar o desprendimento de calor, a reação química será exotérmica. A reação química será de natureza endotérmica quando se verificar a absorção de calor,o que normalmente ocorre na formação de corpos explosivos.
Combustível
Exemplos:
*Pela transformação de Energia Elétrica
A tendência da eletricidade, quando flui por um condutor, é desenvolver temperatura, transformando-se em energia térmica todas as vezes que encontra um obstáculo no seu caminho ( uma resistência de passagem ).
Princípio que se baseia a fabricação de aparelhos eletrodomésticos.
Outros exemplos: Curto- circuito, sobrecarga, mau contato, fio mal dimensionado numa instalação etc.
Pontos de: Fulgor, combustão e Ignição
Praticamente todos os corpos quando submetidos á ação do calor, não sendo gasosos, terão que se gaseificar para assim poderem reagir com o oxigênio do ar e se queimar, naturalmente que o grau de temperatura necessária varia de corpo para