Exercicio de fisica geral e experimental ii
PAULISTA
Prof. Paulo Orestes Formigoni, PhD
Lista de Exercícios de Física Geral e Experimental II
DATA DA ENTREGA 13/06/2012
1-) Os corpos A (mA = 2,0 kg) e B
(mB = 4,0 kg) da figura abaixo são abandonados a partir do repouso.
Despreze os atritos e adote g = 10 m/s2. 3-) No arranjo da figura abaixo, as polias são ideais e a mola tem constante elástica k. O bloco de massa m está em equilíbrio. Calcule em função de m, k e g (aceleração da gravidade) a deformação sofrida pela mola.
A intensidade da aceleração do conjunto de blocos é:
2-) Os corpos A (9 kg) e B (6 kg) estão presos por um fio ideal que passa por uma roldana também ideal. O sistema é abandonado a partir do repouso, conforme mostra a figura abaixo. Adotando g = 10 m/s2, calcule a aceleração adquirida pelos corpos.
4-) No esquema abaixo dois planos inclinados, calcule a aceleração do sistema sendo m1 = 6 kg, m2 = 9 kg,
1 = 0,3 e 2 = 0,16 , α1 = 30º e α2
= 45º
5-) Eleva-se um corpo de massa 4 kg do solo até uma altura de 5 m, num local em que g = 10 m/s2.
Calcule o trabalho realizado pela força peso.
6-) Um operário de massa 80 kg trabalha no telhado de uma residência a uma altura de 6 m do solo. Adotando g = 10 m/s2, calcule a energia potencial gravitacional desse operário em relação ao telhado e em relação ao solo.
7-) Têm-se dois corpos de massas m1 e m2 e velocidades escalares v1 e v2, respectivamente. A massa do primeiro é quatro vezes maior que a do segundo. Determine v2 em função de v1 para que suas energias cinéticas sejam iguais.
8-) Um objeto de 100 g, pendurado em fio de massa desprezível, está apoiado sobre uma mola sem pressioná-la, conforme a figura abaixo. O fio é cortado e a massa comprime suavemente a mola deformando-a até o limite máximo x
= 10 cm, num local em que g = 10 m/s2. sobre ele, durante um deslocamento de 20 m.
a-) Calcule o trabalho da força F. b-) Calcule o trabalho