Primeiros socorros
FARMÁCIA – 2 FASE
DISCIPLINA – PRIMEIROS SOCORROS
PRIMEIROS SOCORROS
Hemorragia
A primeira coisa a destacar é: todo cuidado é indispensável e sempre chame ajuda especializada ou, dependendo do local e do acidente, encaminhe para uma equipe preparada para isso, pois é uma vida que está em suas mãos. Alguns cuidados são simples, mas se não tiver calma e atenção, podem deixar seqüelas para o resto da vida. Sempre verifique se há alguém mais capacitado e treinado para essas emergências e previna-se, usando luvas descartáveis (ou um saco plástico limpo, se tiver), é essencial a prevenção para não entrar em contato direto com o sangue da vítima, pois poderá ocorrer a transmissão de eventuais doenças. O que é hemorragia? É a perda de sangue provocada pelo rompimento de uma artéria ou veia. Ela pode ser:
Classificação e nomenclatura:
Quanto à origem: venosa, arterial, capilar, cardíaca.
Quanto à relação com o organismo(?):
externas ou superficiais,
internas com fluxo externo: exemplos: gastrorragia com hematêmese, gastrorragia e/ou enterorragia com melena, otorragia, epistaxe ou rinorragia, pneumorragia com hemoptise, nefrorragia com hematúria, etc... Utiliza-se o prefixo designativo do órgão afetado acrescido do sufixo rragia. Retorragia ≠ Melena; Epistaxe ≠ Hemoptise.
ocultas (i.e., sem fluxo externo): viscerais (superficiais, parenquimatosas ou intersticiais) e ainda as cavitárias. Utiliza-se o prefixo Hemo ou Hemato acrescido de termo designativo da cavidade afetada.
Quanto ao mecanismo de formação: ▪ Por rexe ou ruptura de vasos: mais freqüentes, geralmente de origem traumática.
▪ Por diabrose ou digestão/erosão de vasos: por necrose (exemplo: cavernas pulmonares na tuberculose) ou digestão enzimática (exemplo: úlceras pépticas).
▪ Por diapedese ou diátese hemorrágica: sem lesão evidente nos vasos, geralmente a nível capilar e freqüentemente