Madança de fase
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA
CENTRO DE CIÊNCIA BIOLOGICA DA NATUREZA (CCBN)
LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE FÍSICA GERAL II
DOCENTE: JORGE
DISCENTES:
REBISON DE CASTRO DA COSTA
DELCICLEY MAIA
ANDSON PIMENTA SILVA
JESUS GALVÃO DE FREITAS LIMA
2ª AULA PRÁTICA
ASSUNTO: PÊNDULO SIMPLES PARA OSCILAÇÕES PEQUENAS
RIO BRANCO-AC, 14 de Maio de 2011.
Laboratório de Física Geral II – 2º Prática
Pêndulo simples para oscilações pequenas
1. Objetivos
Determinar à constante k e a para encontrarmos a lei do pendulo simples para oscilações pequenas.
2. Materiais utilizados
* Massas de 50g, 100g, 200g. * Haste, presilhas e cordão. * Régua e cronometro. * Duas folhas de papel milimetrado e uma folha de papel dilog.
3. Introdução
Um pêndulo simples é um sistema físico idealizado, consistindo de um corpo de massa pontual suspenso por um fio inextensível e desprovido de massa, conforme esquematizado na Fig. 1.
A extremidade oposta à do corpo é presa num ponto fixo e é o deslocamento angular, isto é, o ângulo formado pelo fio e a direção vertical. Se o pêndulo for afastado de um ângulo θ = θ0 e a seguir abandonado, ele irá oscilar, voltando periodicamente ao ângulo θ0. O ângulo θ0 é denominado de amplitude angular. O tempo gasto numa oscilação completa, ou seja, o tempo gasto para o corpo ir de uma posição qualquer e voltar à mesma posição é denominado de período.
Figura 1. Pêndulo simples.
O pêndulo de nosso experimento, evidentemente, não é ideal, pois o corpo não
Será pontual, o fio não terá massa desprezível e não será rigorosamente inextensível. Entretanto, se usarmos um corpo cujas dimensões lineares sejam pequenas em comparação com o comprimento do fio, um fio de massa muito menor que a do corpo, e cuja distensão durante o movimento seja desprezível, teremos um sistema físico que pode ser considerado como um pêndulo simples.
Quando o