Handebol
Confira a seguir o resumo da história do handebol. O handebol é um esporte um tanto parecido com o futebol, no entanto ao invés de usarem os pés, são as mãos que devem ser utilizadas para passes de bola e marcação de pontos. Ele foi criado pelo professor Karl Schelenz da Escola Normal de Educação de Berlim, na Alemanha em 1919. Inicialmente o esporte era apenas praticado por moças, no entanto Schelenz enviou o trabalho para vários países, a fim de difundir a prática, assim o handebol passou a obter mais popularidade.
De competições internas passou a ser mais competitivo, sendo que homens também começaram a praticá-lo. Os campos eram ao ar livre e tinham a proporção de 40 x 20 m, com a popularidade e o aumento de competições, começaram a ser praticados em campos maiores, espalhando-se por toda a Europa.
A primeira partida internacional de handebol foi realizada em 1925 entre as equipes da Alemanha e da Áustria, sendo a última vencedora. No entanto a Federação Internacional de Handebol Amador (FIHA) só foi criada em 1927, tornando-se algo mais sério e profissional em 1946 com a criação da Federação Internacional de Handebol (FIH), sua sede se encontra na cidade de Brasileia, na Suíça.
Publicidade:
O número de jogadores também mudou, assim como no futebol eram 11 em cada equipe, no entanto foi oficializado para handebol de salão contando com apenas sete jogadores. Através da grande disseminação do esporte em 1954 a FIH já contava com 25 nações, sendo que o handebol já tinha sido introduzido nos Jogos Olímpicos de Berlim.
No Brasil o handebol veio em 1930, sendo que uma década depois foi fundada a primeira federação de handebol brasileira, a Federação Paulista de Handebol. O esporte é coordenado no Brasil pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), a qual tem sede na cidade de Aracaju, no estado de Sergipe.
Diferente do futebol, no handebol o Brasil não teve grandes destaques, sendo que o Brasil não ganhou