Sustentabilidade
O Banco do Brasil hoje é a maior instituição financeira do Brasil. Ao longo dos anos com sua experiência e pioneirismo se tornou além de um marco, uma referência cultural do País, onde com sua segurança, modernidade e credibilidade traz uma solida estrutura financeira.
Com sua grande função social, mostra para as empresas que são possíveis se terem uma lucratividade em meio ao mercado, sem perder a essência de valores que os diferem da concorrência.
Em sua história há diversos momentos que ajudam a entender a importância que o Banco do Brasil para o País. São fatos que descrevem desde a sua fundação, até o que ele representa ao País nos dias de hoje.
2. HISTÓRIA
Em 12 de outubro de 1808, o Brasil passou a ser a sede da Coroa Portuguesa, através de um alvará do príncipe regente D. João, foi criado o Banco do Brasil. O capital da instituição seria constituído de 1.200 ações de um conto de réis cada uma. O lançamento público destinava-se à subscrição por grandes negociantes ou pessoas abastadas.
Em janeiro de 1809, D. João buscou apoio junto aos governadores das Capitanias, determinando que buscassem acionistas para o Banco do Brasil. Apesar do esforço para que se buscassem acionistas desde 1809, em fins de 1812, somente 126 ações haviam sido subscritas.
Encerrou-se a oferta pública de ações do Banco do Brasil, completando-se o capital de 1.200 contos de réis, nove anos após a fundação do mesmo, o lançamento de suas ações foi a primeira e mais longa das operações desse tipo no mercado brasileiro de capitais.
Em 1819, houve uma das sólidas vinculações do Banco do Brasil com o nascente mercado de capitais do País, D. João VI determinou a construção de uma sede para a Bolsa do Rio de Janeiro. .O Banco financiou integralmente a construção da primeira Bolsa brasileira: no balanço de 1821.
Já no ano