Exercício de Psicologia
Desde a época (séc.XIX) de WUNDT, que estudava a ( ), a aplicabilidade da psicologia científica vem aumentando e atingindo os mais variados setores da sociedade: escolar, clínico, jurídico, esportivo, de trânsito, etc.
Esta mesma diversidade também ocorre dentro das organizações. Atualmente, pode-se afirmar que o psicólogo organizacional trabalha, com ação ( ), nas mais diferentes áreas, EXCETO ( ). Trabalha com o ( ): seleção, treinamento, desenvolvimento, diagnóstico de problemas de RH, planejamento e programação de atividades motivacionais, de saúde laboral, etc.
Na época de Taylor, pai da administração científica, acreditava-se que só tomando ( ) ao comportamento do funcionário, seria suficiente para resolver questões, como por exemplo, o de produtividade. O ( ) também defende esta visão, afirmando, entre outras coisas, que as consequências (como punição aos erros, e reforçamento –premiações- aos acertos) afetam (enfraquecendo ou fortalecendo) o comportamento das pessoas.
As abordagens teóricas ( ) trouxeram outras contribuições: os aspectos internos (percepção, personalidade, inteligência) influenciam o comportamento organizacional das pessoas, em especial quando se relacionam em ( ). Este último, estudado por ( ), que, em sua Teoria de Campo, afirmava que agimos em função da ( ). Mais tarde, SCHUTZ descreveu a evolução (amadurecimento) dos grupos em ( ), cada qual com características próprias. Particularmente, em relação ao treinamento ( ) das pessoas (atuando em grupo ou não) ainda NÃO trouxe evidências claras de sua eficácia.
E, por falar em treinamento, as fases de recrutamento e seleção são áreas, nas quais a psicologia tem trazido muitas contribuições: os instrumentos mais utilizados ( ), a função da seleção ( ), tipos de treinamento ( ), sempre considerando vantagens e