Exercício de psicologia
1. Qual a relação entre cotidiano e conhecimento científico? Dê um exemplo de uso cotidiano do conhecimento científico (em qualquer área). R: A relação entre cotidiano e conhecimento cientifico está no fato de que aplicamos em nosso dia-a-dia atos comuns, até mesmo atos rotineiros que por sua vez podem ser considerados objetos de pesquisa científica sem sequer percebê-los. Ao exemplo de atravessarmos uma pista com movimentação de veículos avaliando/supondo apenas a sua velocidade, uma ação comum e praticada com naturalidade. Para os Físicos isso seria um objeto de estudo, tendo que ser levado em consideração: as condições da pista, da velocidade do veículo, da nossa velocidade quando damos o primeiro passo em direção à pista, entre outros fatores.
7. Quais as diferenças entre senso comum e conhecimento científico?
R: O senso comum é o conhecimento acumulado pelos homens, de forma empírica, porque se baseia apenas na experiência cotidiana, sem se preocupar com o rigor que a experiência científica exige e sem questionar os problemas colocados justamente pelo cotidiano.
O conhecimento cientifico apesar de ter base experimental não é inquestionável podendo ele a qualquer momento ser contestado e perder a sua suposta veracidade, quando algum argumento contraditório conseguir sobrepor – se ao primeiro e assim sendo, não pode-se conviver com contradições.
11. O que é subjetividade?
R: É a síntese singular e individual que cada um de nós vai constituindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando as experiências da vida social e cultura; é uma síntese que nos identifica, de um lado, por ser única, e nos iguala, de outro lado, na medida em que os elementos que a constituem são experienciados no campo comum da objetividade social. A subjetividade é a maneira de sentir, pensar, fantasiar, sonhar, amar e fazer de cada um.
Questões Cap.: 2
3. Quais as contribuições fundamentais para a Psicologia apontadas nos textos de Sócrates,