Exercício de Organização Curricular
1) Comente sobre globalização e suas contradições.
No processo de globalização a necessidade de se compartilhar valores relativos à preservação e qualidade de vida do planeta tem se mostrado bastante necessária. E também a intensificação do processo de homogeneização cultural.
A globalização da cultura, que foi possível através dos meios de comunicação, cria grupos de identidades tão importantes e, ao mesmo tempo, ameaça a afirmação cultural de diferentes segmentos. Esta, que cria condições para a produção de mercadorias compatíveis com o gosto de consumidores de todos os lugares.
Já na globalização da economia existe a dependência tecnológica, financeira e cultural, também evidenciando a indiferença dos países desenvolvidos em relação aos de “Terceiro Mundo”. Nesse processo, a visão de algumas lideranças políticas foi sendo ampliada e esses se tornaram mais conscientes dos problemas políticos, sociais e ecológicos, mostrando a necessidade de buscar alternativas de mais longe alcance.
2) Comente ou explique as 4 tipologias de Rouanet.
Rouanet propõe uma tipologia que está organizada em dois conceitos: diferencialismo e igualitarismo. O diferencialismo repressivo é a forma mais primitiva de relação com o outro. A diferença do outro põe em perigo minha existência e não é possível conviver com ela. O igualitarismo abstrato defende a igualdade entre todos os homens, não atentando para as reais diferenças entre as pessoas. O diferencialismo crítico é a distinção entre alter e ego. O ego cria em alter a diferença e com isso explica e justifica a dominação. No caso, o alter que se percebe como outro e é quem invoca a diferença. O igualitarismo concreto partilha da ideia da igualdade fundamental de todos os homens e mulheres, considerando o fato de existir uma racionalidade e uma moralidade básica comum a todos.
3) O que é direito a diferença?
Práticas democráticas exigiram o reconhecimento e a valorização da diferença como condição básica para prática