Sociologia
Esta obra trata da ciência que estuda o comportamento humano, o convívio entre os indivíduos ou em sociedades, ou seja, a Sociologia. Nela são abordados vários aspectos referentes o desenvolvimento das perspectivas sociológicas, de como a Sociologia ajuda na nossa vida, os primeiros teóricos e olhares sociológicos mais recentes.
Sobre o desenvolvimento das perspectivas Sociológicas o autor Anthony Giddens, em seu livro Sociologia aponta que:
“Aprender a pensar sociologicamente, por outras palavras, olhar mais além, significa cultivar a imaginação. Estudar não pode ser simplesmente um processo rotineiro de acumulação de conhecimentos. Um Sociólogo é alguém capaz de se liberar do quadro das suas circunstâncias pessoais e pensar as coisas num contexto mais abrangente”. (Giddens, p. 02, 2005)
Podemos perceber que na teoria do autor citado acima o estudo da Sociologia tem que se tornar algo prazeroso e não apenas acúmulos de idéias.
Ainda segundo o autor a Sociologia auxilia a ter uma ótica diversificada sobre o mundo, permitindo “que olhemos para o mundo social a partir de muitos pontos de vista”. (Giddens, 2005). Para o autor quanto mais sabemos os motivos pelos quais agimos, a maneira como agimos e compreendemos como funciona a nossa sociedade, aumenta a capacidade de influenciar no nosso futuro.
Os primeiros pensadores sociológicos tinham como meta “desenvolver uma nova concepção dos mundos natural e social”. (Giddens, 2005). Compreender as razões pelas quais a sociedade está estruturada desta forma, assim como as descobertas do comportamento humano e por que há estas mudanças tanto nas sociedades, como no convívio entre os indivíduos.
Sendo assim, o termo “Sociologia” foi inventado por Auguste Comte, tendo-a como uma disciplina positiva, onde fosse tão importante como eram as outras matérias estudadas, mas no estudo de hoje, a sociologia não tem seu devido respeito e muitas escolas apenas a tem