Exploração das Potencialidades da Biosfera
Introdução
A Biosfera é um dos subsistemas terrestres, que tem como função ser o habitat de todos os organismos existentes e é nela que se dão as inter-relações que os seres vivos mantêm uns com os outros.
Este subsistema engloba mares, oceanos, solo, atmosfera, ou seja, todos os habitats que se encontrão disponíveis para as mais variadas espécies que habitam o nosso planeta.
Os habitats diferem nos factores abióticos (presença/ausência de luz, alta/baixa temperatura, características físico-químicas, entre outros) e é por isso que, por exemplo, o habitat natural dos esquilos é diferente do habitat natural dos golfinhos.
O meu trabalho consiste em falar da exploração das potencialidades deste subsistema que inclui o conjunto de todos os ecossistemas e biomas da Terra e sem a qual não era possível a existência de vida.
Vou apresentar diversos biomas/ecossistemas, falar sobre eles e de seguida referir quais as principais causas da redução da biodiversidade, devido à exploração das potencialidades da Biosfera, apresentando caminhos alternativos e mais rentáveis para a preservação da Natureza.
Biodiversidade
Para percebermos quais são as potencialidades da Biosfera, temos que entender o que é a biodiversidade e os tipos de biomas que existem na Terra.
A biodiversidade é, então, a diversidade da Natureza viva. É entendida como a multiplicidade de seres vivos que se agrupam em populações, interagindo em diversas e variadas comunidades e ecossistemas, diferenciando-se individualmente a nível genético.
Dentro da biodiversidade podemos exprimir 3 níveis de integração:
Diversidade ecológica – Refere-se à diversidade de comunidades presentes nos diferentes ecossistemas.
Diversidade de espécies – É relativa à variedade entre espécies encontradas em diferentes habitats do planeta.
Diversidade genética – Inclui a variedade genética dentro e entre populações pertencentes à mesma espécie.