Exploraçao da biosfera exercicios resolvidos
1) Quais são os principais perigos de apenas usarmos uma pequena fracção da biodiversidade vegetal como fonte de alimento?
Ao utilizarmos apenas uma pequena fracção da biodiversidade vegetal como fonte de alimento estamos a provocar uma maior probabilidade desse alimento ser escasso.
Se essa fonte de alimento, no entanto, for propositadamente cultivada num determinado local, visando não ocorrer a diminuição da taxa produtiva necessária, pode nesse caso gerar o empobrecimento deste solo, o que futuramente também pode dificultar o crescimento deste mesmo vegetal ou de qualquer outro, pois este solo que esta a ser submetido a uma monocultura pode tornar-se infértil.
Nos tornamos, desta forma, vulneráveis. Pois corremos maior risco de extinguirmos nossa fonte de alimentação, visto esta ser limitada a uma pequena fracção.
A diversificação das fontes alimentares é, assim, um aspecto extremamente importante para as sociedades modernas, necessitando-se, para tal, dos estudos e conhecimentos da Biotecnologia.
2) Muitos projectos científicos visam a modificação genética, por processos biotecnológicos, das três espécies mais importantes (arroz, trigo e centeio) – Quais as implicações desses estudos e qual a importância de ampliar as espécies – alvo?
Implicações: Aumentar a produção alimentar com uma diminuição na área de cultivo.
Com as variedades tradicionais, seria necessário aumentar significativamente a área de cultivo, com impactes muito profundos no ambiente.
Melhorar os alimentos produzidos, aumentando o seu valor nutritivo e tornando-os mais resistentes à degradação, reduzindo assim as suas perdas.
Importância de ampliar as espécies-alvo: Apesar do arroz, do trigo e centeio serem importantes na nossa alimentação, nossa fonte alimentar não se restringe a essas três espécies. Quantas mais forem alvo de modificações genética menor serão os impactes ambientais da produção de alimentos.
3) Qual