Novo Trabalho Pratica De Ensino
RAFAELA DE FÁTIMA SILVA
PRINCÍPIOS, FUNDAMENTOS E PROCEDIMENTOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
UBERABA-MG
2014
UNIVERSIDADE DE UBERABA
RAFAELA DE FÁTIMA SILVA
PRINCÍPIOS, FUNDAMENTOS E PROCEDIMENTOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Trabalho apresentado a Uniube (Universidade de Uberaba), Na disciplina prática de ensino III, do curso de licenciatura plena em ciências biológica.
Orientador: Professor-tutor: Edneia Polato Dorneles.
Uberaba-MG
2014
Introdução
Os objetivos das diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental e para o ensino médio visam uma educação onde todas as pessoas possam ter acesso, mesmo aquelas que por alguma razão não puderam freqüentar na idade adequada.
A educação é um processo que tem o objetivo de não apenas dar conteúdos para os alunos, mas, através da interdisciplinaridade por meio de temas transversais levar os alunos a terem o maior interesse pela escola e prepará-los para um bom convívio em seu meio social, formação de seus valores e atitudes; ou seja, uma preparação para sua vida futura e também profissional.
Contudo não bastam apenas termos essas leis para que todos tenham acesso, e também a escola cumprir com seu compromisso; para que tudo isso funcione como está nas leis é necessário um maior comprometimento por parte dos alunos e um acompanhamento dos pais, pois com o conjunto entre os professores, alunos e seus pais serão possíveis formar jovens mais responsáveis e preparados para sua vida futura.
Atividade um:
De que maneira está organizada a educação básica e qual a proposta da não terminalidade para essa etapa da escolaridade?
Está organizada como: educação infantil (agora sendo obrigatória para crianças a partir de quatro anos); ensino fundamental; ensino médio (estendendo-se para os jovens até os 17 anos.
A não terminalidade dessa etapa significa comprometer a oportunidade dos cidadãos de aprofundar os conhecimentos adquiridos nas etapas anteriores.
A) A