Exercício da Cidadania
ELISEU ARAÚJO DE AZEVEDO
PARTICIPAÇÃO NA VIDA PÚBLICA: um exercício da cidadania
TERESINA
2014
DANILO RAMURTH
ELISEU ARAÚJO DE AZEVEDO
JHESSICA LANNA
PAULA OLIVEIRA
RAÍSSA NORONHA
PARTICIPAÇÃO NA VIDA PÚBLICA: um exercício da cidadania
Trabalho de Graduação Interdisciplinar apresentado à Disciplina Práticas Interdisciplinares – 2 Série, como requisito parcial para aprovação.
ORIENTADORA: Profa. Gilian
TERESINA
2014
PARTICIPAÇÃO NA VIDA PÚBLICA: um exercício de cidadania
Danilo Ramurth
Eliseu Araújo de Azevedo
Jhessica Lanna
Paula Oliveira
Raíssa Noronha1
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo mostrar a extensão da participação do povo brasileiro nas questões ligadas à vida pública. No desenvolvimento desse trabalho veremos, em primeiro lugar, o conceito de democracia. Na sequência, abordaremos um conceito de participação. Em seguida, mostraremos a construção da cidadania na sociedade brasileira, mostrando a problemática da diminuta participação do povo brasileiro na vida pública. Finalmente, as possíveis soluções para resolver os problemas ocasionados pela baixa participação popular no processo de construção da cidadania.
PALAVRAS-CHAVE: Democracia, Cidadania, Gestão Pública, Participação Popular.
1. INTRODUÇÃO
Entender o significado de “Participação na Vida Pública” é compreender as ações empreendidas pelos indivíduos no cenário político de uma sociedade. Participar da vida pública, portanto, significa o exercício da cidadania dentro de um estado democrático de direito.
Sendo assim, é preciso relembrar que, o exercício da cidadania está diretamente relacionado a um sistema de governo que pressupõe, como afirma Bobbio (1986, p.9), “um conjunto de regras de procedimento para a formação de decisões coletivas, em que está prevista e facilitada a participação mais ampla