A democracia e o exercicio da cidadania
Adilson Martins da Silva *
Elisiene Cristina Amorim Santana
Rosângela Gonçalves Magalhães
RESUMO
Este trabalho aborda a necessidade de se motivar a participação da sociedade nos processos decisórios dos governantes. Tal participação política vem sendo discutida por diversos setores da sociedade que se preocupam com o fortalecimento da democracia e dos grupos menos favorecidos economicamente através de uma representatividade por participarem de associações e grupos coletivos.
Através do método de pesquisa mostra-se que a participação efetiva da população propicia uma decisão mais justa por parte dos representantes políticos, e que a apatia e a desilusão dos eleitores não contribuem no exercício da cidadania, sendo que a participação política torna-se o caminho, a condição para se construir uma conscientização da sociedade mais justa e fraterna .
Palavras-chave: Democracia. Cidadania. Participação Política.
INTRODUÇÃO
A vida do homem em sociedade requer uma participação de todos na construção do bem-estar comum.
O desinteresse e a desinformação fazem com que o exercício da cidadania fique prejudicado, levando poucas pessoas a decidirem assuntos de extrema relevância que influenciam a vida de muitos.
Este artigo visa, então, discutir as questões: quais as conseqüências reveladas na democracia diante do desinteresse pela política? Pode-se mudar essa situação? Os cidadãos continuarão assistindo e criticando simplesmente?
Como a vida em sociedade requer decisões individuais e coletivas que influenciam na convivência e no comportamento dos cidadãos, constitui o objetivo principal deste trabalho, pois o homem é um ser político, precisa se relacionar com outras pessoas no intuito de se proteger e de conseguir sua sobrevivência, imprescindível para o sucesso da evolução da espécie.
___________________________
*Alunos da Faculdade de Ciências Contábeis de Ponte Nova
Professora/Orientadora: Leny Fernandes