E2 - Estrutura de concreto
1- VANTAGENS:
a)Economia - o concreto se revela mais barato que a estrutura metálica, exceto em casos de vãos muitos grandes. Em muitos casos os agregados podem ser obtidos no próprio local da obra. Não exige mão de obra especializada.
b) Durabilidade - a resistência do concreto aumenta com o tempo.
c) Adaptação a qualquer tipo de fôrma.
d) Manutenção e conservação praticamente nulas.
e) Resistência ao fogo.
f) Impermeabilidade.
g) Monolitismo.
h) Resistência ao desgaste mecânico (choques, vibrações).
i) Facilidade de execução (fácil emprego e manuseio).
DESVANTAGENS:
Entretanto, apesar de tantas vantagens, o concreto armado apresenta também sérias desvantagens, como:
a) Grande peso-próprio 2500 kg / m3 (pode ser reduzido com utilização de agregados leves).
b) Reforma e demolições difíceis
c) Baixo grau de proteção térmica.
d) Demora de utilização (o prazo pode ser reduzido com a utilização de aditivos).
2-
1 - Projeto estrutural; 2 - Compra, acondicionamento, ensaios e preparação dos materiais; 3 - Estudo de traço de concreto e verificação de atendimento de resistência e especificações; 4 - Preparação de equipamentos para execução de concretagem; 5 - Escolha de como será feita a operação de concretagem; 6 - Montagem da forma, escoras e fixação; 7 - Inspeção das formas; 8 - Montagem da armadura; 9 - Inspeção das armaduras e detalhes da armadura e espaçadores; 10 - Tensionamento de cordoalhas; 11 - Execução da concretagem; 12 - Cura do concreto; 13 - Tensionamento de cordoalhas; 14 - Cura do concreto; 15 - Desforma da estrutura na idade especificada no projeto e módulo de elasticidade especificado.
3 - Principais funções das fôrmas: Conter o concreto fresco e sustentá-lo, até que atinja a resistência mecânica necessária, proporcionar ao concreto a rugosidade superficial adequada, permitir o posicionamento correto da armadura, facilidade para o lançamento correto do concreto.
Formas Pré-fabricadas:
Vantagens: