Exercício ad 2
DISCENTE: Eudes Mendes Silva – matrícula 14213110192
1 . Identifique as grandes características de cada período histórico da filosofia, tendo por base a idéia de que os antigos são fisiocêntricos, os medievais são teocêntricos e os modernos são antropocêntricos.
Resposta: A filosofia foi dividida em quatro períodos, com características e séculos distintos. O primeiro período foi denominado filosofia antiga, dividido em três fases peculiares, e sendo influenciado por Sócrates e Platão, Santo Agostinho e São Paulo. Dentre as principais características desse período podemos citar:
A preocupação da filosofia com a origem do mundo e as causas das transformações da natureza (período pré-socrástico);
O estudo do homem, sua vida política e moral, assim como a capacidade de conhecer as coisas tornam-se objeto de estudo da filosofia (período socrático);
A supremacia da visão cristã (surge o cristianismo), conforme preceitos de Santo Agostinho, preocupação com o que é felicidade;
Ocorre a racionalização da verdade religiosa, a chamada lei natural, onde acreditar em Deus está de encontro com a razão, relação homem, natureza e Deus, denominando assim os antigos fisiocêntricos.
A filosofia medieval é representada principalmente por Aristóteles, Santo Tomás de Aquino. Suas principais características são:
Propagação do Cristianismo,
Relação estreita entre filosofia e teologia,
Nascimento das universidades,
Surgimento da escolástica (fusão do pensamento racional e da fé cristã), considerada a filosofia ensinada nas escolas,
Fé acima da razão, a vida boa é obedecer os preceitos de Deus.
Os medievais são chamados teocêntricos, por terem Deus no centro de tudo.
A filosofia moderna é representada por René Descartes, Galileu Galilei, Kewin Bacon. Na filosofia moderna, ao contrário da medieval, o centro de tudo passa a ser o ser humano, por isso dizemos que os modernos são antropocêntricos. Suas principais características são: