Riscos ambientais
2014
Medidas de Controle dos agentes biológicos
As medidas de controle devem obedecer a uma hierarquia, adotando-se primeiramente as mais eficientes, que são as que se referem à fonte, seguidas das medidas em relação ao percurso, no caso de as medidas relativas à fonte não forem suficientes. Por fim, se essas medidas ainda forem insuficientes, as relativas aos trabalhadores devem ser tomadas.
Medidas preventivas na fonte- Quanto às medidas preventivas aplicadas na fonte, a contaminação tem por objetivo evitar a presença de microrganismos, ou pelo menos evitar que passem para o meio ambiente:
Seleção dos equipamentos de trabalho;
Substituição de microrganismos;
Modificação do processo;
Encerramento do processo.
Medidas preventivas no percurso- Essas medidas objetivam evitar a proliferação dos contaminantes no meio ambiente.
Limpeza e desinfecção;
Ventilação;
Controle de vetores (roedores, insetos, etc);
Sinalização.
Medidas preventivas adotadas para o trabalhador- As medidas adotadas em relação ao trabalhador complementam as medidas relativas à fonte e à trajetória dos contaminantes.
Informação sobre os riscos;
Treinamentos nos métodos de trabalho aplicáveis;
Diminuição do número de pessoas expostas;
Roupa de trabalho feita de modo que não acumule resíduos, como por exemplo, roupas sem bolsos, sem dobras, costuras, etc.
Acompanhamento médico.
Conclusão
Além dessas recomendações, os colaboradores que estão sempre em contato com esses microrganismos devem utilizar os EPI´s adequados e receber sempre palestras e/ou treinamentos para capacitação dos mesmos. A fim de que executem suas funções sem sofrer sérios riscos a saúde.
Referencias Bibliográficas
Segurança no trabalho. Medidas de controle para agentes biológicos. http://segurancaesaudedotrabalho.blogspot.com.br/2009/07/medidas-de-controle.html
Riscos Biológicos. Controle,