Exercicios Resolvidos Estradas de Rodagem 2
1. O que é terraplenagem?
Terraplenagem é a operação destinada a conformar o terreno existente aos gabaritos definidos em projeto. De maneira geral ela engloba os serviços de corte (escavação de materiais) e de aterro (deposição e compactação de materiais escavados). A conjugação desses dois serviços tem por finalidade proporcionar condições geométricas compatíveis com o volume e tipo dos veículos que irão utilizar a rodovia.
2. O que é seção transversal? Quais são os seus tipos?
Seção transversal é a representação geométrica, no plano vertical, de alguns elementos dispostos transversalmente, em determinado ponto do eixo longitudinal da estrada:
1. Seção em Corte;
2. Seção em Aterro;
3. Seção Mista;
3. O que são serviços preliminares e caminhos de serviços na execução de terraplenagem?
Antes de dar início às operações básicas de terraplenagem , é necessária a retirada de todos os elementos, naturais ou artificiais, que não participarão diretamente ou que possam interferir nestas duas operações.
Os naturais são constituídos pelas árvores, arbustos, tocos e raízes e os artificiais por construções, cercas, posteamentos, entulhos, etc.. O conjunto de todas essas atividades é designado nas “Especificações Gerais para Obras Rodoviárias” do antigo DNER, atual DNIT, por Serviços Preliminares, os quais compreendem o desmatamento, o destocamento e a limpeza.
O desmatamento envolve o corte e a remoção de toda a vegetação, qualquer que seja a sua densidade.
O destocamento e a limpeza compreendem a escavação e a remoção total dos tocos e da camada de solo orgânico.
Além dessas operações, dependendo da situação do trecho em projeto, podem ser introduzidos outros serviços preliminares, como por exemplo:
Remanejamento de postes;
Remoção de cercas;
Remoção de estruturas de madeira;
Demolição de muros, e Demolição de estruturas de alvenaria.
4. O que são cortes, aterros e empréstimos?
Cortes são