Máquinas Elétricas
Professor: Eduardo Pinto de Andrade
MOTORES DE CORRENTE CONTÍNUA
1.0 GENERALIDADES
Os geradores e motores de corrente contínua apresentam basicamente a mesma constituição, diferindo apenas no que diz respeito a aplicação.
As máquinas de C.C., motor ou gerador, compõe-se de um indutor, de pólos salientes, fixo a carcaça (estator) e um induzido rotativo semelhante ao indutor das máquinas síncronas. Esse rotor compõe-se da armadura e do comutador. Na armadura localiza-se o enrolamento induzido distribuído em muitas bobinas parciais, alojadas em ranhuras, cujos terminais de cada bobina são soldados as lâminas do comutador.
A indução magnética varia em cada ponto devido ao seu movimento de rotação submetido a um campo magnético estacionário estacionário no espaço e produzido pelo enrolamento do estator excitado em corrente contínua.
Os motores e os geradores de C.C. podem ser divididos em duas partes, uma estacionária e a outra girante. A parte fixa é conhecida como estator e a parte móvel é chamada de rotor.
O estator tem como função a de proporcionar o campo magnético no qual giram os condutores da armadura. Nesta parte além dos pólos propriamente ditos, temos também o conjunto de escovas.
O rotor é constituído por um núcleo de aço laminado, no qual existem ranhuras destinadas a receber os enrolamentos (condutores). No mesmo eixo dessa peça, há um conjunto de segmentos de cobre, o comutador ou o coletor, sobre o qual deslizam as escovas que servem de condutores intermediários entre o enrolamento da armadura e o circuito externo.
Embora existam vários tipos de motores de corrente contínua, o motor mostrado na figura abaixo é apropriado para entender os princípios básicos.
EPA - Conversão – Motores de Corrente Contínua – Pág.: 1/10
As principais partes de um motor C.C. são: pólo de comutação enrolamento de comutação
enrolamento de excitação principal enrolamento de compensação enrolamento