Fratura óssea
5 funções do esqueleto:
Sustentação;
Locomoção;
Proteção dos órgãos vitais (encéfalo, coração e medula espinhal);
Homatopoética;
Reserva de cálcio.
Estrutura óssea:
PERIOSTEO: Membrana de tecido conjuntivo, muito denso e fibroso, protege os ossos e serve como ponto de fixação para os músculos.
Aumenta os ossos em diâmetro e faz a cicatrização de fraturas.
ENDOSTEO: Membrana revestida por tecido conjuntivo fica no interior da cavidade medular dos ossos. Possui células formadoras de ossos (osteoblasto)
Composição óssea:
25% de água;
45% de cálcio;
30% de matéria orgânica.
Células ósseas
Células osteoprogenitoras;
OSTEOBLASTOS: Células que formam matriz óssea, se mineralizam para formar o osso compacto. Quando aprisionado à matriz óssea recém formadas passa a ser OSTEÓCITO.
OSTEÓCITO: São células encontradas no interior da matriz óssea. São essenciais para manter a matriz óssea, se ocorrer preenchimento do osso já formado.
OSTEOCLASTO: São células gigantes responsáveis pela remodilatação óssea.
Formação dos ossos (OSSIFICAÇÃO)
HETEROPLÁSTICA: Formação óssea em locais diferentes do esqueleto, ex: osso peniano.
OSSIFICAÇÃO ENDOCONDRAL: Tem inicio sobre uma peça de cartilagem hilíaca de forma parecida a do osso que se vai formar, porém de tamanho menor, ex; feto.
OSSIFICAÇÃO INTRAMEMBRANOSA: Ocorre no interior de membranas de tecido conjuntivo. Sem cartilagem, o osso é pré-formado e calcificado posteriormente, ex: crânio e face.
Remodelação óssea
Processo de crescimento = aposicional + reabsorção óssea.
Formação de tecido ósseo na superfície externa da diáfise e reabsorção na superfície interna, essa reabsorção aumenta o diâmetro do canal medular.
Fratura e reparo ósseo
Nos locais de fratura óssea, ocorre a reparação de perióesteo e endósteo, hemorragia oela lesão dos ossos sanguíneos, destruição da matriz e morte das células ósseas.
Para que a reparação se inicie, o coágulo sanguíneo e os restos celulares