Fratura e reparação óssea
Fratura e Reparação óssea
Tipos de Fraturas Ósseas:
A fratura óssea consiste na ruptura da continuidade do tecido ósseo, que fora submetido a traumatismos. Essas fraturas podem ser classificada de acordo com: sua causa e ou lesão envolvente. A classificação segundo as causas permitem subdividir as fraturas em:
Fraturas Traumáticas- Ocorre a partir de uma aplicação de uma força ao osso maior que sua capacidade de resistência.
Fraturas de Sobrecarga ou Stress- Séries de aplicações frequentes de força ao osso, levando a sua fadiga e, subsequentemente, condicionando a fraturas.
Fraturas Patológicas- Frequente em ossos fragilizados por osteopatias(Osteoporose e osteomalacia) e tumores ósseos(osteomas e osteossarcoma).
Fratura por avulsão-Decorre de uma intensa contração muscular que provoca a ruptura entre o tendão e a sua inserção óssea, forçando a uma fratura. A segunda classificação possível para as fraturas leva em considerações aspectos morfológicos da lesão envolvente, sendo subdividas em:
Fraturas Simples-Não há rompimento da pele ou desvio ósseo.
Fraturas Expostas-Ocorre o desvio ósseo e a subsequente perfuração da pele. Nesse tipo de lesão é muito comum o surgimento de um estado clínico infeccioso.
Fraturas Impactadas- A ponta do osso fraturado colide com a outra extremidade do mesmo osso.
Fraturas Cominutivas-Porções ósseas se fragmentam em vários pedaços.
Fraturas Complicadas-Ocorre quando atinge vasos sanguíneos e/ou nervos.
O conhecimento prévio do tipo de fratura apresentada pelo paciente facilita o prognóstico médico, que varia desde procedimentos simples até procedimentos cirúrgicos emergenciais.
Reparação de Fraturas ou Consolidação: O processo biológico inicial de uma fratura no tecido ósseo é caracterizado por um quadro hemorrágico, oriundo das rupturas de vasos sanguíneos, que fazem a nutrição das células desse tecido. Esse estado provoca a formação de hematomas, constituídos de matriz óssea destruída