exercicio fisico e qualidade de vida
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT
Disciplina: Educação física
Modalidade: Ginástica
Introdução
A qualidade de vida relaciona-se com o bem estar físico, social e emocional, sendo que um dos meios para seu desenvolvimento é o exercício físico. Em pleno século 21 as pessoas tendem a cada vez mais buscar alternativas saudáveis de vida, razão para que surjam muitas formas de se manter em forma física e até mentalmente.
Desenvolvimento
O exercício físico, por exemplo, é uma variável determinante do grau de qualidade de vida, embora existam outras igualmente importantes, como a alimentação, a saúde mental, o combate ao estresse, a interação social etc. Estudos demonstram que, as pessoas que praticam exercícios físicos quase todos os dias da semana previnem problemas cardíacos e obesidade, além de proporcionarem outros benefícios como maior resistência ao estresse, melhoria na autoestima e no relacionamento interpessoal, aumento da disposição e estabilidade emocional.
Mesmo sabendo disso, barreiras mentais, conscientes ou não, nos impedem de agir construtivamente em busca do equilíbrio. Como nem sempre mudar ou aperfeiçoar é uma questão racional, entender e ultrapassar tais barreiras são o primeiro passo para elaboração de um plano eficiente de correção e controle do problema. O corpo é um organismo complexo, composto por funções que se relacionam para proporcionar o bem estar e assegurar a sobrevivência. Quando uma dessas funções não trabalha de forma adequada, dizemos que o corpo está em desequilíbrio. Entretanto, o eventual desequilíbrio pode ser usado de maneira favorável.
O exercício físico, de acordo com sua duração e intensidade, pode provocar o rompimento desse equilíbrio, cuja restauração ocorrerá novamente durante o período de repouso. A esse estado de equilíbrio chamamos “homeostase”. Se a combinação de esforço e repouso, ou de