EXERCÍCIO FÍSICO COMO FATOR PARA QUALIDADE DE VIDA E PROMOÇÃO SOCIAL
JONAS FIGUEROA
INTRODUÇÃO
A Prefeitura Municipal de Nova Lima através da Coordenadoria de Programas de Transferência de Renda desenvolve política de combate à pobreza, à desigualdade e à exclusão social.
Missão da Coordenadoria: Contribuir para a diminuição da desigualdade social no município, implantando uma política municipal de combate à pobreza, à desigualdade e à exclusão social, por meio de transferência de renda e geração de oportunidades para o alcance do desenvolvimento integral das famílias, da promoção da cidadania e da inclusão social.
Um dos eixos norteadores dessa missão é o Programa Vida Nova. Criado em 2005, é o programa municipal de transferência condicionada de renda que busca apoiar as famílias de baixa renda que moram no município a mais de 5 anos. Atualmente o programa atende 1.235 famílias (Abril/2011). Sua principal finalidade é contribuir para a autonomia e promoção das famílias, a fim de que alcancem melhores condições socioeconômicas e qualidade de vida.
A promoção social consiste no desenvolvimento e ascensão das famílias a níveis mais elevados em relação aos aspectos econômico, profissional, social e cultural e, consequentemente, a aquisição de maior qualidade de vida.
O programa conta com a colaboração de profissionais das áreas de Assistência Social, Psicologia, Pedagogia, Administração, Engenharia de Sistemas e Educação Física. Profissionais estes capacitados para auxiliar as famílias com palestras, cursos, análises psicológicas e sociais, encaminhamento para o mercado de trabalho e cuidados com a saúde através da Academia Social.
A Academia Social é uma extensão do Programa Vida Nova que objetiva promover saúde, bem estar e qualidade de vida aos seus beneficiários. Educadores físicos e nutricionistas dão orientações de exercícios físicos e boa alimentação.
OBJETIVO
Inferir sobre como o exercício físico pode contribuir para melhor