Qualidade de Vida e Exercício Físico
Hoje em dia, as pessoas atuam em um ritmo de vida nada favorável para a saúde. A vida é ocupada, nunca há tempo para nada, ser saudável tanto em relação à saúde física quanto em relação à saúde mental mantendo uma boa qualidade de vida é difícil. Vários aspectos são importantes para manter uma qualidade de vida ideal, entre elas o exercício físico.
Estudos já comprovaram que quem pratica exercício físico quase diariamente previne problemas tanto cardíacos e obesidade quanto uma maior resistência ao estresse, uma melhoria na autoestima e no relacionamento interpessoal, o aumento da disposição e a estabilidade emocional. Ou seja, esta prática é um bom começo para a melhora da qualidade de vida.
Apesar de todas as melhorias citadas, barreiras mentais acabam nos impedindo de agir em busca ao equilíbrio. Com isso, o corpo acaba criando um desequilíbrio, e isso precisa ser consertado antes que traga problemas sérios. É aí que o exercício físico se encaixa, porém ele deve ser realizado com atenção e cautela. Sempre de forma adequada, mantendo o esforço e o repouso equilibrados, será alcançado o nível de harmonia que aperfeiçoa ou diminui o condicionamento atual.
Administrando o nível de intensidade, periodicidade e duração adequadas, os objetivos esperados sempre serão alcançados em prazos razoáveis. O que pode desfavorecer é a competição desigual entre alimentos muito calóricos e o gasto calórico das atividades físicas, então é sempre bom, ao interferir o exercício físico a sua vida, gerenciar a alimentação corretamente. Sempre comer alimentos pouco calóricos e que oferecem a energia adequada para praticar os exercícios físicos, além de sempre beber muita água. Outro tópico que pode desfavorecer é o excesso de atividade física, por isso o equilíbrio entre o esforço e o repouso é extremamente importante.
A preocupação com o sedentarismo também é importante. O sedentarismo se caracteriza pela falta de exercício físico, pela pessoa