Exercicio Fisico Ajuda na vida
Nas últimas décadas, a Qualidade de Vida tem sido um dos grandes focos de atenção de autoridades e também da população. Por ser um conceito relativamente novo, Revisão da Literatura 23 muito abrangente e subjetivo vários grupos de estudos começaram a pesquisar o que seria e o que abrangeria este fenômeno.
Em 1976, Campbell (in AWAD & VORUGANTI apud SEIDL & ZANNON,
2004, p. 581) relatou a dificuldade que os autores apresentavam em conceituar esta temática dizendo que “qualidade de vida é uma vaga e etérea entidade, algo sobre a qual muita gente fala, mas ninguém sabe claramente o que é“.
Exatamente por esta flexibilidade é que cada área de estudo pode entender
Qualidade de Vida das mais diversas formas, tentando atingir o que consideram como uma
Qualidade de Vida ideal para aquela população a que se destina o trabalho.
Antes de ser um tema constante na área de saúde, Qualidade de Vida era um conceito explorado dentro de outras áreas como a área social. Com a mudança de paradigma que passou a influenciar as políticas públicas da área de saúde, o interesse pelos estudos relacionados à qualidade de vida aumentou (SEIDL & ZANNON, 2004).
Três linhas de interesse que baseiam os trabalhos nesta área são apontadas por
Seidl & Zannon (2004), onde a primeira engloba que as:
“informações sobre qualidade de vida tem sido incluídas tanto como indicadores para avaliação da eficácia, eficiência e impacto de determinados tratamentos para grupos de portadores de agravos diversos, quanto na comparação entre procedimentos para o controle de problemas de saúde” (p. 581).
Seidl & Zannon (2004) relataram em seus estudos que, o segundo foco de interesse, estaria “ligado às práticas assistenciais cotidianas dos serviços de saúde, e refere-se à qualidade de vida como indicador nos julgamentos clínicos de doenças específicas”. E o terceiro interesse pelo conceito qualidade de vida na área médica seria o de “indicador de